27 maio 2008

A Insulina


Se tem diabetes mellitus tipo 1, isso significa que o seu corpo já não produz insulina suficiente. Se não tomar insulina, o nível de açúcar no seu sangue irá aumentar até que se desenvolve cetoacidose. Através da administração de injecções de insulina, poderá levar uma vida activa e saudável.
Até aos anos 80, todos os tipos de insulina eram extraídos do pâncreas de vacas e porcos. Estas insulinas ainda são utilizadas, mas cada vez mais as pessoas com diabetes tomam insulina humana biossintética, obtida por tecnologia de DNA recombinante. Isto significa que alguns microrganismos, tais como o fermento de padeiro, foram programados para produzir insulina idêntica à insulina humana.
Depois de injectada, a insulina é levada pelo sangue e transportada juntamente com o açúcar para as células do vosso corpo. A insulina funciona como uma chave, que permite a entrada do açúcar nas células. Isto faz baixar o nível de açúcar no sangue. As células do organismo, tais como as células que formam o músculo, utilizam o açúcar como combustível. Ao fim de algum tempo, o efeito da insulina desaparece e terá que voltar a injectar insulina.

Tipos de insulina
• Insulina de curta duração
• Insulinas de acção prolongada
• Insulina pré-misturada

Existem 3 tipos principais de insulina: a insulina de curta duração, as insulinas de acção prolongada e as insulinas pré-misturadas. A maioria das pessoas precisa de mais de um tipo de insulina. As insulinas diferem na rapidez com que começam a actuar, no momento em que atingem o seu pico de acção e na duração da sua acção.

Análogos de acção rápida
• Começam a fazer efeito muito rapidamente
• Injectam-se imediatamente antes das refeições
• A duração do efeito é de 3-5 horas
Os análogos foram concebidos para começarem o efeito imediatamente a seguir à injecção. Isto quer dizer que não vai ter de esperar entre a injecção e a refeição.
O efeito dura entre 3-5 horas, que é suficiente para controlar o seu açúcar no sangue a seguir à refeição.

Insulina de acção curta
• Controla o açúcar do sangue após de uma refeição
• O seu efeito dura cerca de 8 horas
Como os análogos de efeito rápido, a insulina de acção curta controla o nível de açúcar no sangue após uma refeição, mas os eu efeito dura um pouco mais (até 8 horas). Como é um pouco lenta a começar o efeito
deve-se injectar alguns minutos antes de começar a refeição.

NPH - Uma insulina de acção prolongada
• Começa a actuar mais tarde
• O seu efeito mantém-se por cerca de 24 horas
Existem diferentes tipos de insulinas de acção prolongada, mas todas elas começam a actuar um pouco mais tarde do que a insulina de curta duração e a sua acção mantém-se por muito mais tempo. Por exemplo, a insulina NPH ficará activa após uma hora e meia e o seu efeito dura cerca de 24 horas.

Insulina pré-misturada
• Insulina de curta duração e de acção prolongada
Se toma insulina duas vezes por dia, provavelmente utilizará uma mistura de insulina de curta duração e de acção prolongada. As insulinas pré-misturadas são misturas de insulina de curta duração e de insulina de acção prolongada de preparação rápida, que combinam os efeitos de ambas. Um exemplo deste tipo, é a mistura de 30% de insulina de curta duração (R) e 70% de insulina de acção prolongada (NPH).

9 comentários:

Marta Sofia disse...

Olá, Boa tarde.
Eu tenho uma questão em relação à insulina ... Cada diabético tem a dose correcta para tomar, e claro à hora certa, estou correcta?!
Então e se o diabético se enganar e tomar várias doses a mais? O que acontece?! É perigoso?!
Gostaria de obter uma resposta o mais rápido possível ... Obrigada pela atenção. Um Bom dia.

Anónimo disse...

Assista no Youtube a demonstração da caneta injetora de insulina que introduz a agulha e injeta a insulina, em http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw

Unknown disse...

meu marido e diabetico desde 14 anos mais parece que foi provocada pela supra renal depois que veio a diabete a medica dele nao descobril se a dele e do tipo 1 ou 2 ele a 3 anos atraz tomava remedio hoje ele usa insulina ele nao faz o cotrole de nada estou sofrendo as vezes ele sente dores no coraçao, começou a fazer exame do coraçao mais nao terminou presciso conversar com alguem podem me ajudar meu e-mael e jarleneoliveira1@hotmail.com

Walter disse...

como a isulina é tranportada pelo sangue?

Walter disse...

marta bom dia ,
voce tera uma hipoglicemia , é periso
porém não fatal ,injetar glicose hipertonica na veia , para acão rapida , procedimentos feitos em um hospital.

julia bittencourt hammes disse...

Olá bom dia. gostaria de saber se a insulina deixa marcas na pele, buracos manchas ou coisa parecida. Precisava urgente saber, obrigado

TECNOLOGO disse...

TENHO 74 ANOS E FUI DESCOBRIR DIABETE QUANDO TINHA 60 ANOS
APLICO 40NPH NO CAFE DA MANHA 45 A NOITE EMESMO ASSIM AS 6HORAS A GLICEMIA FICA COM 185 E APOS UMA CHICARA DE CAFE E 1/2 PAOZINHO ,APOS UMA HORA ,ATINGE 248
QUAL O ORARIO DEVO TOMAR A INSULINA E AS DOZES E AINDA QUAL O TIPO DE INSULINA?
AGUARDO RSPOSTA-DOMINGOS GUIDO

YuriBSB disse...

LIVRO NA LIVRARIA CULTURA:

" Cura do Diabetes pela Alimentação Viva'', DR GABRIEL COUNSENS.

adriani disse...

oi, quem toma insulina nph humana, pode tomar a insulina nph humana recombinante?